Institucional Como atuamos Depoimentos Como ajudar Notícias links Contato EAD

 

MG: Página inicial | Como atuamos em MG | Fale com Fé e Alegria MG | Galeria
 

 
 

Wilton Oliveira dos Santos

26 anos

 
"Meu nome é Wilton Oliveira dos Santos, tenho 26 anos e resido na cidade de Santa Luzia, em Minas Gerais. Sou morador do bairro Palmital, há 16 anos e desde a infância, andava pela minha comunidade e percebia que o meu coração palpitava com esse desejo de fazer algo para mudar a realidade de injustiça e marginalização de minha região. Ficava indignado por meu bairro não ser beneficiado por espaços dignos e adequados para prática de esporte, lazer e cultura.

Estudei nas escolas da região e fui um adolescente que viveu as dificuldades que a população local passa em relação à saúde, assistência social e educação. Quando tinha 16 anos fui para o CESAM - Centro Salesiano do Menor. Nesta Instituição trabalhei como menor aprendiz. Com meu segundo salário, comprei um uniforme de um time de futebol (meu primeiro uniforme) e aos sábados levava os meninos que moravam próximo à minha casa para jogar futebol. Considero que foi a partir daí que começou em meu coração o desejo de ajudar as pessoas através do esporte e da recreação. Tive outras experiências profissionais, mas nas horas livres buscava voltar meu tempo para o bem das pessoas da minha comunidade.

No ano de 2009, comecei a participar como educando do Programa de Orientação Profissional de Fé e Alegria Brasil, experiência que mudou minha vida. Neste tempo, encontrei uma motivação para direcionar minha vida, porque até então não tinha certeza do que queria profissionalmente. Em um dos módulos que tratava sobre “conhecimento das profissões”, comecei a partilha com os colegas e com meu Educador, o Paulo Ubiratan, que chamamos de Bira, sobre o desejo de crescer profissionalmente. No final do módulo, com o ambiente educativo que tinha e depois de muitas orientações, motivações, conversas e partilhas de sonhos com o Bira, decidi fazer a Faculdade de Educação Física. O que era um sonho distante transformou-se em realidade quando no início de 2010, iniciei a Faculdade de Educação Física em minha cidade.

Depois de ter passado pela Orientação Profissional, fui convidado a trabalhar no Programa “Fica Vivo!” que é um Programa de redução de homicídios do Governo do Estado de MG. Até a presente data, sou Educador de uma oficina de futsal com meninos e jovens de 06 a 24 anos em minha comunidade. Tenho a experiência de sair da minha casa duas vezes por semana para ajudar pessoas que estão em uma realidade mais vulnerável que a minha.

Inserido um pouco mais em minha comunidade, pude me envolver mais ainda com os problemas e as possíveis soluções sociais da minha região. Neste contexto, participei de um processo seletivo para Educador Social em Fé e Alegria Santa Luzia. Fui selecionado e comecei a trabalhar no Centro Educativo de Fé e Alegria de Santa Luzia em janeiro de 2011. Em meu trabalho desenvolvo atividades educativas, recreativas e culturais para os educandos da socialização infanto-juvenil. Entendo que essa oportunidade reafirma meu desejo de mudar minha atuação social e contribuir para mudança de uma comunidade que precisa muito de pessoas e lideranças para fazer valer os direitos do mais empobrecidos e excluídos. Hoje, ajudo muitos dos meus educandos a conquistar o senso de justiça perdido. Com meu trabalho, tenho a certeza de que posso ser muito útil para minha comunidade e para várias crianças, adolescentes e jovens para os quais sou referência de vida e apoio educacional.

O desejo de mudança veio desde minha infância, quando brincava com os amigos pelas ruas e vielas do meu bairro. Era clara a minha consciência de querer ser mais feliz. Tenho certeza que ser educador é realmente fazer o bem pra si e para os mais necessitados, que são também nossos amigos verdadeiros e nossos irmãos. "
 
MG: Página inicial | Como atuamos em MG | Fale com Fé e Alegria MG | Galeria
 

 
 

Deise, 30 anos (esq)

Márcia, 27anos (dir)

 
"No ano de 2009, após nos inscrevermos para o 'Programa Bolsa Social' de Fé e Alegria Montes Claros, nós fomos contempladas e a partir daí iniciamos a realização de um sonho. Foi neste mesmo ano que também participamos do 'Curso de Costura de Peças Íntimas' oferecido por Fé e Alegria.

Antes disso, eu era dona de casa, a única renda que recebia era a pensão alimentícia para as minhas duas filhas. Eu era diarista autônoma, criava os meus dois filhos com esta renda e também com recursos provenientes do Programa Bolsa Família do governo federal. Com o dinheiro recebido do programa de Fé e Alegria decidimos montar o nosso negócio.

No início tivemos muitas dificuldades, conseguimos comprar uma máquina e alguns aviamentos para tocar a confecção. (Márcia)

A partir desta iniciativa nós já renovamos as máquinas várias vezes, já montamos um ponto comercial, tivemos alguns prejuízos. Mas a gente não desanima nunca.

Atualmente temos uma renda média de R$ 300,00 com a qual acabamos de pagar uma nova máquina de costura. Para o futuro, pretendemos adquirir mais uma nova máquina de costura e melhorar o ponto comercial. O Programa Bolsa Social de Fé e Alegria realmente transformou e transforma a vida de muitas famílias, sabemos que Deus abençoa todos que trabalham neste Movimento, pois isso aqui é uma maravilha para as nossas crianças, jovens e até para nós adultos."
 
MG: Página inicial | Como atuamos em MG | Fale com Fé e Alegria MG | Galeria
Parceiros

 

 

 
   
 

 
 
 
  Fé e Alegria Brasil 2011 - Todos os Direitos Reservados.

UNIDADE MINAS GERAIS:
Escritório: Rua Ludgero Dolabela, 1021, sala 901, Bairro Gutierrez, Belo Horizonte - MG | CEP: 30.441-048 | Tel/fax: (31) 3291-9502 contato.mg@fealegria.org.br

Centro Social de Educação e Cultura Nova Conquista: Rua Nove, n° 64, Bairro Nova Conquista, Santa Luzia - MG | CEP: 33.146-040 | Tel/fax: (31) 3636-2120 e 3635-8252

Fé e Alegria Montes Claros: Rua Lagoa Emboacica, 416, Carmelo - Montes Claros/ MG. Tel: (38) 3213-9393

SEDE NACIONAL:
Escritório Nacional: Rua Assungui, 626, Vila Gumercindo, São Paulo. 04131-000. Tel: (11) 5060-5800.