Institucional Como atuamos Depoimentos Como ajudar Notícias links Contato EAD

 

RS: Página inicial | Fale com Fé e Alegria RS | Depoimentos | Galeria
 
Fé e Alegria RS atua com Educação Não formal e Desenvolvimento Comunitário, por meio da Assistência Social atua levando em conta as três vertentes da proteção social: às pessoas, às suas circunstâncias e o núcleo de apoio primeiro, isto é, a família. Para operacionalizar esse trabalho, trabalhamos com dois Programas:

A) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: programa que tem como objetivo a proteção à criança e ao adolescente que se encontra em situação de risco pessoal e social. Especificamente, o programa atende diariamente 120 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, juntamente com suas famílias da Região Norte de Porto Alegre – Humaitá / Navegantes.

B) Ação Rua: programa desenvolvido em convênio com a Prefeitura de Porto Alegre por meio da FASC - Fundação de Assistência Social de Cidadania. Este Programa está voltado ao atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes, que vivem ou passam parte do dia nas ruas da Capital, bem como de suas famílias. O objetivo é garantir a inclusão destas crianças e adolescentes nas suas famílias, na escola e na sociedade. As crianças e os adolescentes são identificados através de abordagens solicitadas e sistemáticas, na rua. Este Programa realiza anualmente cerca de 600 abordagens de crianças e adolescentes e 145 famílias acompanhadas. O trabalho acontece em dois territórios do Município e Porto Alegre:



a) O território Humaitá/Navegantes é formado pelos bairros Anchieta, Humaitá, Farrapos, Navegantes e São Geraldo, localizado na Zona Norte da cidade de Porto Alegre.

b) O território Arquipélago do rio Guaíba faz parte da região do Delta do Jacuí, situado na região metropolitana de Porto Alegre (Municípios: Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Triunfo), formado por 30 ilhas e tem porções continentais com matas, banhados e campos inundados. Deste conjunto de ilhas, o Ação Rua Arquipélago trabalha nas cinco principais de Porto Alegre: Pavão, Marinheiros, Flores, Pintada e Mauá. )ESTA PARTE ENTRE PARÊNTESES FOI INCLUÍDA.



Uma das ações de Fé e Alegria Rio Grande do Sul que merece destaque é o Projeto Serviço de Apoio Sócio Familiar. Nele, 120 crianças, jovens e adolescentes são atendidas, além de 74 famílias.

O atendimento familiar, que se dá através do projeto de Apoio Sócio Familiar, atende primeiramente as crianças e os adolescentes do programa de Serviço de Apoio Sócio Educativo – SASE.

Seu objetivo principal é desenvolver ações de apoio e orientação às famílias das crianças e adolescentes atendidos pelo SASE, através de entrevistas individuais e visitas domiciliares, promovendo os vínculos familiares e comunitários de modo a alcançar a promoção social.

As famílias atendidas pelo Projeto participam de reuniões e outras ações socioeducativas propostas pela equipe. As visitas domiciliares acontecem a partir do ingresso do/a educando/a ao SASE. Isso permite o contato direto na residência de suas famílias, objetivando obter dados da realidade social em que vivem, assim como a condição socioeconômica e o relacionamento familiar e comunitário.



Periodicamente acontece um atendimento individual às famílias atendidas, bem como um acompanhamento para as crianças e para os adolescentes. Reuniões e encontros de grupos também são realizados, com o objetivo de trocar saberes e elementos do cotidiano, além da integração com outros indivíduos e com a comunidade local.

Dessa forma, com o Projeto, espera-se uma maior responsabilidade das famílias para com seus/suas filhos/as e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. A partir daí, é possível contribuir com a região em que vivem, tomando novas atitudes para os enfrentamentos do cotidiano, tornando-se assim multiplicadores do protagonismo e da busca pelos direitos sociais.
 
Ver galeria de imagens
 
Parceiros

 

 

 
   
 

 
 
 
  Fé e Alegria Brasil 2011 - Todos os Direitos Reservados.

UNIDADE RIO GRANDE DO SUL: Rua José Luiz Peres Garcia, 17, Antiga Quadra 30 - cep 90250-470, Farrapos - Porto Alegre/ RS. Fone: (51) 3362-1200/8466-2744. Fax: (51) 3362-7991.  E-mail: contato.rs@fealegria.org.br

Sede de atendimento do Ação Rua Arquipélago: Rua Capitão Coelho, 300, Cep: 90030-170, Arquipélago - Ilha da Pintada.

SEDE NACIONAL: Rua Assungui, 626, Vila Gumercindo, São Paulo. 04131-000. Tel: (11) 5060-5800.