Siga-nos:

15 anos de Fé e Alegria Amazonas: caminhando com fé e transformando com alegria

A unidade de Fé e Alegria em Manaus (AM) realizou, na última sexta-feira (14), a celebração de abertura das comemorações dos 15 anos da Fundação na cidade. Com o lema Caminhando com Fé e Transformando com Alegria, o momento ocorreu nas dependências da unidade, no bairro Grande Vitória. A celebração reuniu educandos da instituição e convidados da Família Inaciana do Núcleo Apostólico Manaus.  

 

A festividade iniciou com uma missa em ação de graças pelo aniversário da unidade,  com cânticos, liturgia da Palavra e uma apresentação do coral especial formado por um grupo de educandos da Fundação. Durante a cerimônia, membros e convidados que fizeram parte da história da unidade agradeceram o trabalho de Fé e Alegria e protagonizaram momentos de muita emoção ao falar da trajetória e legado da instituição.

 

Convidado para presidir a celebração eucarística, o Delegado para a Preferência Apostólica Amazônia (Paam), Pe. David Romero, SJ, afirmou que o momento celebrativo foi acolhedor e de reconhecimento da missão da Fundação. Para ele, “o objetivo de Fé e Alegria Amazonas é a transformação de vidas. Seja das crianças e adolescentes, das famílias, de seus educadores, ou de qualquer outra pessoa que esteja ligada à instituição, pois sempre terão suas vidas transformadas”. Segundo o jesuíta, é importante estar junto com as obras, inclusive em datas especiais, pois “a Companhia de Jesus tem consciência da relevância de obras como essa e do espaço que ocupam em Manaus”.   

 

A coordenadora do Centro Social e Cultura Grande Vitória, Ir. Cleide Nascimento, comentou que a comemoração é uma forma de reconhecer os feitos e a importância de Fé e Alegria para a comunidade Grande Vitória. “De fato, no momento, é a única instituição no bairro que oferece um serviço socioeducativo voltado para as crianças e adolescentes, pautada no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Por isso, cabe a nós celebrarmos esses anos de atendimento que, com certeza, fazem a diferença na vida das crianças e dos adolescentes, das suas famílias e da comunidade”, disse.  

 

Para festejar os 15 anos, a convite da Fundação, a Analista Social do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), Mary Nelys de Alemeida, falou que o momento promoveu maior interação entre as obras e ressignificou o ato de todos estarem unidos. “A festividade reuniu várias outras obras que puderam celebrar os 15 anos do FyA, por isso, para o Sares, é uma alegria, pois a Fundação é uma grande parceira nas atividades formativas que oferecemos, além de ser exemplo de Educação Popular na periferia”, salientou.  

 

Atualmente, Fé e Alegria Amazonas desenvolve suas atividades nos projetos Apoema e de Qualificação Profissional. A unidade oferece projetos que visam fortalecer a estrutura familiar nas periferias e desenvolver a autonomia integral dos educandos.

 

Atividades como reforço no Ensino Básico e Infantil, alfabetização, oficinas de esporte, arte e cultura, entre outras, fazem parte dos processos emancipatórios da autonomia das crianças como sujeitos de direitos. Todas as ações são pautadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, buscando complementar o trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade e prevenir a ocorrência de situações de maior risco social. 

 

Mensagem em vídeo

O diretor-presidente de Fé e Alegria Brasil, Pe. Alexandre Raimundo de Sousa, não pode estar na celebração, mas se fez presente por meio de uma mensagem em vídeo, que foi exibida antes que os participantes do evento cantassem Parabéns a Você. Na gravação, Pe. Alexandre agradeceu o esforço da equipe para dar continuidade à missão, bem como a toda a comunidade de Fé e Alegria em Manaus. Ao abrir uma pequena caixa com objetos diversos, ele convidou os presentes a abrirem também sua memória e recordar as coisas mais importantes: “olhem dentro daquilo que vocês trazem como experiência de vida enquanto comunidade Fé e Alegria”. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com