Siga-nos:

adminfya

14 novembro 2017

Nenhum comentário

Alfabetização no Brasil: motivos para apoiar essa causa

Segundo a definição do Michaellis – dicionário de língua portuguesa – a definição da palavra ‘Alfabetização’ é a seguinte: “Ato ou efeito de alfabetizar” ou “Processo de aquisição do código linguístico e numérico; letramento”. Em outras palavras, ser alfabetizado é estar apto à capacidade básica de leitura e interpretação de texto e cálculos matemáticos simples.

Atualmente mais de 13 milhões de brasileiros, de crianças em fase escolar a idosos, são analfabetos. Além disso, 27% das pessoas alfabetizadas são compreendidas por “analfabetos funcionais”, isso é, sabem ler e escrever, mas não conseguem interpretar e aplicar os conhecimentos em suas necessidades do dia a dia.

Mas, o que isso tem a ver com você com você, comigo e com a gente?

Esses números refletem uma sociedade com alto déficit na qualidade de educação e isso impacta diretamente em outros fatores que, consequentemente, atingem a mim, a você, sua família e todos nós: cidadãos brasileiros. Podemos citar como exemplo algumas áreas que são comprometidas com a má qualidade da educação como: violência e insegurança, baixo desenvolvimento econômico, desemprego, baixo desenvolvimento tecnológico, instabilidade econômica e mais.

Estudos – pesquisa Esalq/USP- comprovam que quanto maior o nível de escolaridade e acesso a educação para crianças e jovens, menor é o índice de violência e criminalidade, por exemplo.

Dito isso, listamos 3 motivos rápidos e fáceis, para te convidar a refletir e juntar-se em prol de uma educação popular integral e de qualidade para mais criança, jovens, adultos e idosos. Confira:

  • Hoje é o dia Nacional da Alfabetização: uma ótima oportunidade para você ler este e outros conteúdos sobre o assunto, se inteirar e participar junto a instituições que lutam para mudar essa realidade.
  • Atualmente mais de 40% das pessoas que fazem doação e/ou são voluntários em organizações da sociedade civil (antigas ONG’S) se interessam por causas pertinentes a educação. Neste link você conhece nossos projetos e também como ser nosso voluntário.
  • Hoje no Brasil existem mais de 350 mil organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, em todas as regiões do Brasil, trabalhando em prol de mudanças sociais. Você está conhecendo uma delas neste momento: nós mantemos ativos mais de 30 centros educativos e sociais e escolas onde atendemos mais de 10 mil pessoas. Faça parte!

 

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com