Siga-nos:

adminfya

01 junho 2021

Nenhum comentário

Casa Dom Luciano Mendes apoia migrantes venezuelanos no pico de desemprego durante a pandemia

Segundo divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego atingiu recordes no País em mais de um ano de pandemia, chegando a 14,7% no primeiro trimestre de 2021. Como consequência da falta de trabalho, a fome volta a assolar o Brasil, impactando especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, como migrantes venezuelanos que, pela distância com seu país de origem, tiveram suas redes de apoio comprometidas.

 

Nesse crítico momento econômico, associado a altos índices de contaminação pela Covid-19, a Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida, unidade de Fé e Alegria que acolhe migrantes venezuelanos na cidade de São Paulo, tem atuado em prol dessa população que busca novas oportunidades no Brasil, suprindo suas necessidades básicas.

 

A Casa de Acolhida, nesse período, tem como missão básica a luta contra a fome, além de oferecer apoio na reinserção no mercado de trabalho. Confira algumas ações desenvolvidas nas últimas semanas:

  • Capacitações virtuais: Foram ministrados Cursos de Português como Língua de Acolhimento, realizados em parceria com o Curso Popular Mafalda, Formação de Cuidador de Idosos, com aulas práticas seguindo protocolos de segurança, e Oficina de Educação Financeira, em parceria com a ONG BEM-GASTO. As capacitações têm como objetivo aprimorar a qualificação e o desenvolvimento de habilidades, facilitando a integração no mercado de trabalho. Além dos materiais didáticos, a Casa também oferece créditos para conexão à internet aos alunos. A Conexão Social, entidade parceira vinculada à Fundação Getúlio Vargas, também está elaborando e atualizando currículos, em formato físico e digital, para os migrantes venezuelanos atendidos.
  • Doações: Com o apoio da empresa Soneda e do Sacolão da Santa, foi possível distribuir, de forma recorrente, cestas básicas, kits de higiene (fraldas, máscaras, entre outros itens), cobertores e roupas a mais de 140 famílias, beneficiando cerca de 500 pessoas no total.
  • Materiais didáticos: Em atenção especial às crianças migrantes e refugiadas, foram entregues 200 kits infantis de estudo, em uma ação conjunta com a ONG IKMR, apoiada pela Fundação Altamira, do Grupo Lar.

 

Desafios dos migrantes venezuelanos no Brasil

A Venezuela vive uma crise social, política e econômica e, por esse motivo, o Brasil tornou-se um dos principais destinos daqueles que decidiram deixar seu país de origem: estima-se que cerca de 260 mil venezuelanos vivem atualmente na nação brasileira, segundo dados da ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados). Embora tenham níveis de educação similares, venezuelanos são 64% menos propensos a serem empregados que seus anfitriões brasileiros, e suas crianças têm 53% menos de probabilidades de estarem nas escolas.

 

Sobre a Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida

 

Localizada em São Paulo (SP), a Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida é um espaço da Fundação Fé e Alegria Brasil que recebe e abriga dezenas de migrantes venezuelanos interiorizados para inseri-los na realidade do novo país, auxiliá-los na adaptação sociocultural e prepará-los para o mercado de trabalho.

 

Ao tomar a causa dos migrantes e refugiados como compromisso e missão, a Fundação Fé e Alegria expande seu campo de luta contra as mais diversas desigualdades sociais.

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com