Siga-nos:

Conselho de Diretores e Diretoras Nacionais de Fé e Alegria reúne-se em São Paulo

Entre os dias 24 e 28 de outubro, o Brasil foi o anfitrião do Conselho de Diretores e Diretoras Nacionais (CDDN) de Fé e Alegria. A reunião foi realizada em formato híbrido com cerca de 35 líderes participando presencialmente em São Paulo (SP) e os demais de forma on-line. Ao todo, 50 lideranças de países das Américas, da Europa e da África, que compõem a Federação Internacional de Fé e Alegria, puderam dedicar-se a alinhamentos e trocas de experiências voltadas à educação popular, pensando nos próximos anos de FyA no mundo.

 

No dia 25, um grupo esteve presente ao Encontro ConFYA, que mobilizou antigos alunos do Colégio São Luís, em São Paulo, com o objetivo de somar forças pela Educação oferecida pela Fundação Fé e Alegria no Brasil. A ação foi articulada pela Província dos Jesuítas do Brasil e Federação Internacional de Fé e Alegria, com apoio da Associação dos Antigos Alunos dos Padres Jesuítas (ASIA) e do próprio CSL, que cedeu o espaço para o evento.

 

No dia 27, entre as atividades do CDDN, os participantes presenciais visitaram o Pateo do Collegio, marco histórico da cidade de São Paulo e importante obra da Companhia de Jesus no Brasil. Recepcionados pelo Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, Superior dos Jesuítas do Núcleo Apostólico São Paulo, Coordenador do Cuidado do Patrimônio Histórico e Cultural da Companhia de Jesus no Brasil e Diretor do Pateo do Collegio, os convidados fizeram uma visita guiada ao acervo do Museu Anchieta e, em seguida, participaram de celebração da Eucaristia e jantar.

 

Durante a homilia, o Pe. Contieri ressaltou que a missão de Jesus nos Evangelhos não é dita com termos religiosos propriamente ditos, mas como serviço à vida. Dessa missão é que todos nós somos colaboradores, como homens e mulheres de fé. O movimento Fé e Alegria, que vai ganhando continentes, é um serviço à vida dos mais pobres e vulneráveis. Comentando o texto do Evangelho do dia, Lc 13,31-35, Pe. Contieri disse, ainda, que nenhuma dificuldade ou obstáculo, nem mesmo a ameaça de morte e as intimidações, foram capazes de demover Jesus de realizar a vontade do Pai. Ilustrou com a observação do evangelista, depois do episódio na sinagoga de Nazaré: “… expulsaram-no para fora da cidade … e do cimo da colina em que a cidade estava construída, desejavam precipitá-lo de lá. Ele, porém, passando pelo meio deles, prosseguia o seu caminho” (Lc 4,29-30). É bastante provável que nós não tenhamos o privilégio de não termos dificuldades, resistências e até rejeição. O importante, contudo, é que o Espírito de Cristo que habita em nós, nos impulsione a prosseguir perseverantes no serviço à vida, dando testemunho da fé e da alegria”.

 

Após a missa, um jantar de confraternização finalizou a visita ao Pateo do Collegio.

 

Durante o evento em São Paulo, foi realizada também a eleição para a escolha do próximo Coordenador-geral da Federação Internacional Fé e Alegria, função ocupada atualmente pelo Pe. Carlos Fritzen, SJ. Três nomes eleitos estão, agora, em análise pela Conferência dos Provinciais da América Latina e do Caribe (CPAL), que escolherá quem ficará à frente da instituição.

Fontes: Comunicações do Pateo do Collegio e da Fundação Fé e Alegria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com