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adminfya

26 fevereiro 2020

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Educandos de Fé e Alegria de Vazantes atingiram altas pontuações no ENEM

Em 2020, 21 educandos do Centro de Desenvolvimento Comunitário de Vazantes, unidade da Fundação Fé e Alegria de Aracoiaba (CE), apresentaram alto desempenho no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio): alunos do 3º ano do Ensino Médio, alcançaram pontuações entre 940 e 600 na redação do exame. Atualmente, a média nacional está em 592,9 pontos.

Um dos incentivos para alcançar tal resultado é o projeto Melhora na Qualidade da Educação, desenvolvido pela Fundação Fé e Alegria. A iniciativa tem como objetivo combater a evasão escolar e aprimorar o desempenho estudantil dos envolvidos por meio de atividades formativas no âmbito acadêmico e artístico em parceria com a instituição de ensino.

No distrito de Vazantes, o projeto promoveu interações para aumentar o engajamento dos alunos da Escola Estadual João Alves Moreira (EJAM), impactando diretamente o desempenho escolar e pré-vestibular. Entre ações que contribuem para o processo de aprendizagem e protagonismo infantil estão formações socioeducacionais, reativação e reforma da biblioteca da escola Capitão Antônio Joaquim, palestras, clubes de leitura e, em especial, a construção do grêmio estudantil e incidência política em busca da criação de um Conselho de Municipal de Juventude na região.

A realização do Centro de Desenvolvimento Comunitário de Vazantes foi uma das 40 semifinalistas do prêmio Itaú-UNICEF, na categoria “Parceria em Ação”. Além disso, dos 21 educandos da Fundação que obtiveram notas altas no ENEM, oito são participantes ativos do grêmio e sete apresentavam alto índices de faltas antes de participar participarem das ações desenvolvidas e de serem acompanhados pela Fundação.

Em resumo, o projeto pretende aprimorar o ambiente das escolas públicas, tornando-as mais democráticas e focando em aspectos que vão além de benfeitorias físicas e estruturais do espaço, como desenvolvimento do senso crítico por parte dos educandos, adoção de métodos de estudo e de hábito por leitura, entre outros.

Cenário da educação brasileira

O acesso à educação no Brasil foi ampliado consideravelmente nos últimos anos. Entretanto, a qualidade do serviço ofertado pela iniciativa pública necessita de aprimoramento: o País apresenta um dos 20 piores desempenhos na educação básica, segundo o ranking do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Além disso, enquanto 96,4% das crianças e dos jovens estão matriculados em escolas, apenas 40% desse total aprendem leitura e língua portuguesa adequadamente até o 9º ano.

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