Siga-nos:

adminfya

26 abril 2022

Nenhum comentário

Escola Família Agrícola de Jaboticaba é a nova unidade de Fé e Alegria

Em 2022, a Escola Família Agrícola de Jaboticaba (EFAJ), instituição de Educação do Campo situada em Quixabeira (BA), foi oficialmente integrada à Fundação Fé e Alegria do Brasil. A unidade atua com a Pedagogia da Alternância, uma metodologia de ensino que chegou ao Brasil em 1969 como uma missão jesuíta. A proposta de ensino intercala um período na escola e outro no meio familiar e comunitário para contribuir com uma educação mais contextualizada à realidade dos estudantes, o que resulta na diminuição da evasão escolar.

 

Com a vinculação da EFAJ, Fé e Alegria inicia uma trajetória de formação integral por meio dessa metodologia para expandir seu portfólio na área da Educação. Desse modo, a Fundação segue com sua premissa de trazer mais autonomia aos educandos, valorizando seus saberes e trajetórias de vida e possibilitando o desenvolvimento integral dos atendidos.

 

Um dos exemplos que confirmam o êxito da Pedagogia da Alternância é a história de Benedito Rios de Oliveira, ex-aluno e filho de pequenos agricultores da região, que atualmente é professor na Escola Família Agrícola de Jaboticaba. “Estudava em um colégio de Ensino Regular, não era bom aluno e cheguei a abandonar a escola, mas a EFAJ me modificou. Fui selecionado no Ensino Médio, concluído em 2009, e passei a sonhar com a universidade. A seguir, consegui um bom desempenho no ENEM, finalizei a graduação, o mestrado e estou em fase de conclusão do meu doutorado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Sinto que adquiri muito conhecimento e quero deixar um legado para as futuras gerações. Sou muito grato à EFAJ, pois foi nessa instituição que tomei gosto pelos estudos”, celebra o docente egresso que leciona disciplinas de Irrigação, Agricultura e Desenho Topográfico na EFAJ.

 

Escola Família Agrícola de Jaboticaba

Fundada em 1993 pela Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba (APPJ) em parceria com o padre jesuíta Xavier Nichele, SJ, e intermédio da Companhia de Jesus, a Escola Família Agrícola de Jaboticaba está localizada em Quixabeira (BA), a 290 km de Salvador. A EFAJ nasceu com a premissa de formar jovens, filhos de pequenos produtores da Agricultura Familiar, de vários municípios da região.

 

Atualmente, a EFAJ atende 244 adolescentes e jovens em de regime semi-internato e oferece os cursos de Ensino Fundamental, para as turmas de 8º e 9º anos, e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Agropecuária Integrada ao Ensino Médio, para turmas de 1º a 4º ano. As disciplinas disponibilizam componentes curriculares apropriados ao curso e à realidade, como Agricultura, Administração e Engrenharia Rural, Irrigação, Desenho e Topografia, entre outras, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com