Siga-nos:

Centro Social de Educação e Cultura Farrapos

Iconos br 200x200 (3)
banner300x300-farrapos

História

Em 2005, a Fundação Fé e Alegria foi inaugurada em Porto Alegre, capital gaúcha, na região do bairro Arquipélago (Ilha das Flores, Ilha da Pintada, Ilha Grande dos Marinheiros, Ilha do Pavão e Ilha Mauá), atuando para combater situações de trabalho infantil do território, em parceria com a Prefeitura local.

 

A partir de 2010, a unidade foi realocada para um espaço mais amplo, junto à Paróquia Santíssima Trindade, e foi nomeada de Centro Social de Educação e Cultura Farrapos. O nome do local teve influência de sua localização na Vila Farrapos, um bairro localizado na Zona Norte de Porto Alegre. A região sofreu um processo crescente de empobrecimento e isolamento da cidade, devido ao aumento de descarte irregular de lixo em seus entornos.

 

Em 2016, a atuação foi ampliada e a unidade passou a atuar com pessoas em situação de rua, um trabalho que ajuda a diagnosticar novos desafios e demandas na cidade. Com o tempo, a qualidade dos atendimentos e acompanhamentos ofertados à população em situação de rua e às famílias atendidas foram ampliados, destacando o profissionalismo e a responsabilidade social do Centro Social de Educação e Cultura Farrapos.

Atendimento

155 crianças e adolescentes, com idades entre 06 e 17 anos, e 883 adultos em situação de rua

Projetos desenvolvidos

Abordagem Social: 883

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): 155

A Abordagem Social* é um serviço oferecido para pessoas em situação de rua pela unidade de Porto Alegre (RS). A equipe atua por meio da abordagem individual ou em grupos no espaço da rua. O trabalho é realizado em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre (FASC) para encaminhar os assistidos à rede socioassistencial do município, impulsionando o acesso às políticas públicas.

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua na prevenção de situações de risco social, na permanência do indivíduo no sistema educacional e no fortalecimento das relações familiares, sociais e comunitárias. Por meio do trabalho promovido, o atendido passa a se entender como sujeito de direitos e se torna o protagonista de sua própria história, despertando sua compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno e sua capacidade de transformar os ambientes em que atua.

 

*”A abordagem Social constitui-se em processo de trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.” Ministério do Desenvolvimento Social, 2013

Galeria

Contato

Rua José Luiz Perez Garcia, 17

Farrapos | Porto Alegre/RS

CEP: 90250-470

+55 51 3362 1200

+55 51 3325 0679

contato.poa@fealegria.org.br

Contato

Rua José Luiz Perez Garcia, 17

Farrapos | Porto Alegre/RS

CEP: 90250-470

+55 51 3362 1200

+55 51 3325 0679

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com