Siga-nos:

adminfya

15 dezembro 2020

Nenhum comentário

Após a elaboração da Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, a Fundação Fé e Alegria e a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), se uniram para promover o curso Ética e Cuidado para Criação de uma Cultura de Proteção a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, voltado para colaboradores das Obras da Companhia de Jesus no Brasil.

Realizada em novembro, a capacitação é online e tem como objetivo preparar e sensibilizar os colaboradores para oferecer um atendimento com olhar de empatia e cuidado, contribuindo para promoção e garantia de ambientes livres de qualquer forma de abuso. As aulas têm como base a nova Política Interna, documento que deverá ser seguido como referências para os Colégios e Escolas da RJE e Unidades de Fé e Alegria.

Ao todo, serão cerca de 130 profissionais capacitados nesse tema de grande relevância e complexidade para a sociedade brasileira.

Confira abaixo mais detalhes sobre os módulos da capacitação:

Módulo 1

Reflexão sobre a pedagogia do cuidado, a importância de desenvolver um olhar de proteção, considerando a realidade da Educação Básica e os princípios humanistas da espiritualidade e pedagogia inacianas.

Módulo 2

Aprofundamento nos processos psicológicos e sociais das diversas realidades da criança e do adolescente.

Módulo 3

Apresentação e reflexão sobre as legislações com foco na criança e no adolescente, considerando a perspectiva de direitos humanos, leis civis e canônicas.

Módulo 4

À luz dos conteúdos desenvolvidos e das diversas realidades, será desenvolvido um plano de ação visando à cultura de proteção de crianças e adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Esta é a primeira formação para os educadores e a previsão é que esse modelo de formação seja continuado nos anos seguintes. O objetivo é proporcionar conhecimento, atenção e cuidado com as crianças e os adolescentes, acolhendo-os em um ambiente seguro e sadio nas unidades de Fé e Alegria e em todas as obras da Companhia de Jesus no Brasil.

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com