Siga-nos:

Fundação Fé e Alegria realiza exposição fotográfica e artística na Unicap

Mostra, aberta para visitação de 03 a 30 de abril na biblioteca da Universidade,  traz fotografias e artes produzidas por crianças e adolescentes atendidos pela Fundação

 

Lentes e pincéis transformando olhares, trazendo novas possibilidades e mostrando a importância do papel de crianças e adolescentes dentro da sociedade. Para além de técnicas, teorias e história da fotografia e da arte, esses aprendizados foram vivenciados pelos atendidos do Projeto Catavento, de Fé e Alegria Pernambuco. Agora, o resultado dessa grande brincadeira poderá ser visto na exposição Catavento: vivências artísticas, que acontecerá de 03 a 30 de abril, no hall da biblioteca da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), de segunda a sexta das 08h às 21h, e aos sábados das 08h às 12h.

 

Os trabalhos expostos refletem não só o conhecimento adquirido pelos educandos e educandas durante as oficinas, mas também mostram um novo olhar sobre a arte e sobre o que nos cerca. São fotografias, desenhos, gravuras, pinturas e artesanato com papelão que, certamente, encantarão os visitantes.

 

O Curso de Fotografia da Unicap teve participação especial no projeto, promovendo oficinas no mês de outubro de 2023. “Com entusiasmo e muita curiosidade, as crianças e os adolescentes ouviram sobre as técnicas para um bom registro fotográfico e a história que cada click pode contar. Amaram os momentos práticos e serem modelos”, conta a professora Renata Victor, coordenadora do curso de Fotografia da Unicap.

 

O arte-educador de Fé e Alegria Pernambuco, Adelson Boris, vê a exposição como uma maneira de dar voz às crianças e aos adolescentes. “É possibilitar que, por meio das produções artísticas, eles e elas sejam capazes de experimentar novas perspectivas, de expressar suas próprias emoções e ideias e de desenvolver sua capacidade de apreciar e interpretar a arte de maneira crítica e reflexiva. Além disso, a exposição visa criar um ambiente inclusivo e acolhedor, onde eles se sintam livres para descobrir o poder transformador da arte em suas vidas.”

 

Projeto Catavento

 

Realizado pela Fundação Fé e Alegria em Recife (PE), com a parceria da Rede D’Or e do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica Recife), o Projeto Catavento faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferecido pelo centro. Iniciado em maio de 2023, o projeto atende 70 alunos da Escola Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, da rede pública estadual, de 10 a 14 anos, durante o contraturno escolar.

 

As oficinas de fotografia e arte são apenas uma parte do que é ofertado dentro do Projeto Catavento, que inclui também teatro, esportes e cultura de paz. O objetivo é contribuir para a inclusão e promoção social dessas crianças e adolescentes. E como ressalta a coordenadora de Fé e Alegria em Recife, Catarina de Santana Silva, o trabalho realizado “não é a arte pela arte ou o teatro pelo teatro. É para que eles [educandos e educandas] possam se desenvolver humanamente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com