Siga-nos:

Centro Social Nossa Senhora da Vitória

Iconos br 200x200 (3)
Centro Social Nossa Senhora da Vitória

História

A Fundação Fé e Alegria está presente em Ilhéus (BA) desde o ano de 1991, desenvolvendo trabalhos na área de Educação e Promoção Social. Na primeira década de funcionamento, os projetos que tiveram destaque foram as bibliotecas comunitárias, a formação para educadoras de creches comunitárias e o projeto Com-viver, que realizava abordagens e acolhimento de crianças e adolescentes em situação de rua. A unidade de Ilhéus atuou de forma muito marcante no segmento de incidência política ao prestar assessoria para a implantação dos Conselhos de Direito em diversos municípios do Litoral Sul do estado da Bahia.

 

No ano de 1999, no bairro Nossa Senhora da Vitória, foi construído o Centro Educativo Fé e Alegria (CEFA), uma escola pública conveniada à Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Ilhéus, cuja formação comunitária está diretamente atrelada à cultura cacaueira. Atualmente, o bairro ainda enfrenta problemáticas relacionadas à infraestrutura e qualidade de vida.

 

No ano de 2011, no mesmo espaço do CEFA, foi inaugurado também o Centro Social Nossa Senhora da Vitória, unidade de Fé e Alegria de Ilhéus que realiza projetos sociais para a comunidade, como o desenvolvimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos. Esse trabalho visa proporcionar transformações nas vidas dos educandos e suas famílias e contribuir para a minimização de problemáticas como desestruturação familiar, violação dos direitos da criança e do adolescente e violência doméstica.

 

O trabalho desenvolvido na unidade, a partir das oficinas socioeducativas, elege a arte como principal ferramenta de transformação. Logo, por meio das mais variadas linguagens artísticas, como a dança, a música, a capoeira, as artes visuais e o teatro, os educandos encontram formas de expressão e empoderamento que contribuem para a sua autonomia.

 

A trajetória de Fé e Alegria em Ilhéus se revela como um caminho repleto de história, ação e transformação, assumindo um compromisso com a comunidade na luta por uma sociedade mais justa, democrática e equitativa.

Atendimento

143 crianças e adolescentes, com idades entre 6 a 15 anos.

Projetos desenvolvidos

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: 143

 

Meninas e Meninos Livres: 143

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua na prevenção de situações de risco social, a permanência do indivíduo no sistema educacional e o fortalecimento das relações familiares, sociais e comunitárias. Por meio do trabalho promovido, o atendido passa a se entender como sujeito de direitos e protagonista de sua história, despertando sua compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno e se tornando capaz de transformar os ambientes em que atua.

 

A unidade desenvolve este serviço por meio da oferta de atividades socioeducativas e oficinas de arte e cultura (teatro, artes visuais, dança, capoeira, música, esporte e culinária). Os projetos ocorrem em turno oposto ao período escolar e atendem crianças e adolescentes da região, em situação de vulnerabilidade social, priorizando educandos matriculados no CEFA.

 

Por fim, o Projeto Meninas e Meninos Livres é uma das ações realizadas em conjunto com escolas públicas regionais para promover o pensamento crítico e a equidade de gênero, bem como proporcionar um espaço de escuta e formação para jovens e adolescentes. Além disso, a iniciativa introduz debates referentes à igualdade de gênero e reflete sobre os mais diversos tipos de violência contra a mulher, com o propósito de conscientizar e despertar mudanças na sociedade.

Galeria

Contato

Rua São Jorge

Nossa Sra. da Vitória | Ilhéus/BA

CEP: 45655-470

+55 73 9 8228 8169

contato.ilheus@fealegria.org.br

Contato

São Jorge

Nossa Sra. da Vitória – Ilhéus/BA

CEP: 45655-470

ilheus@fealegria.org.br

+55 73 3632-9789

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com