Siga-nos:

adminfya

27 junho 2022

Nenhum comentário

Materiais pedagógicos de Fé e Alegria do Brasil são enviados a Angola

Fé e Alegria em Angola foi implantada recentemente e, para apoiar e capacitar os profissionais locais, a Fundação Fé e Alegria do Brasil forneceu à nova sede africana materiais pedagógicos autorais com foco na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

 

Para introduzir as premissas do movimento aos educadores(as) angolanos(as), o diretor-presidente da Fundação Fé e Alegria do Brasil, Pe. Antônio Tabosa, SJ, e o analista pedagógico, Paulo Espírito Santo, conduziram uma roda de conversa virtual sobre os princípios e contextos da Educação Popular, em consonância com a Educação Formal de crianças e jovens, e do Mundo do Trabalho para a equipe de Fé e Alegria de Luanda, capital de Angola.

 

O diretor nacional da Associação Fé e Alegria de Angola, Pe. André Herculano Samalambo, SJ, recebeu também documentos pedagógicos de referência. Os materiais, que possibilitam uma atuação unificada, foram entregues em mãos pelo coordenador geral da Federação Internacional, Pe. Carlos Fritzen, SJ, em sua visita ao país. Confira, abaixo, as publicações encaminhadas:

 

  • Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente

Produzido pela Província dos Jesuítas do Brasil, por meio da Fundação Fé e Alegria e da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), o documento oferece diretrizes para prevenir e conscientizar as equipes internas sobre abusos sexuais, psicológicos ou de poder. O conteúdo é baseado na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código Penal Brasileiro e tem como objetivo proteger a integridade física e psicológica de crianças e adolescentes atendidos.

 

  • Credo Pedagógico Proposta Pedagógica da Educação Popular para as Infâncias

É um documento elaborado em parceria com o Instituto de Inovação da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), cujo propósito é direcionar a ação pedagógica nos primeiros anos das crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil.

 

  • Regimento Interno dos Centros de Educação Infantil

Este material apresenta a proposta pedagógica, os objetivos e as responsabilidades dos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Fundação Fé e Alegria. No documento também constam as normas com as organizações administrativa, didática, pedagógica e disciplinar e as diretrizes que devem ser implementadas e praticadas por toda a comunidade escolar.

 

Sobre a Federação Internacional Fé e Alegria

Movimento de Educação Popular presente em 22 países, entre os quais o Brasil, que promove e defende o direito à educação de qualidade. A instituição foi criada em 1955 na cidade de Caracas, capital venezuelana, pelo jesuíta Padre José María Vélaz juntamente com estudantes da Universidade Católica Andrés Bello, e apoiada por Abrahán Reyes e Patricia García, que cederam seu pequeno rancho para dar início à primeira escola do movimento.

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com