Siga-nos:

Centro de Desenvolvimento Comunitário Boa Esperança

Iconos br 200x200 (3)
banner300x300-natal

História

O Centro de Desenvolvimento Comunitário Boa Esperança, unidade de Fé e Alegria em Natal (RN), foi inaugurada na região no ano de 1995 com atendimentos alinhados à metodologia de Educação Popular.

 

Em seu primeiro ano de história, a unidade intermediava o projeto “Mulheres Guardadoras”, uma ação comunitária na qual mulheres da região, de forma voluntária, acolhiam e cuidavam de crianças cujas mães trabalhavam fora, durante o período do expediente.

 

Dois anos depois, em 1997, a equipe do Centro desenvolveu o “Encontro com Alegria”, programa transmitido em uma rádio comercial que divulgava informações sobre desenvolvimento infantil. No mesmo ano, foram implantados cursos de capacitação para profissionais da área pedagógica que atendiam crianças de 4 a 6 anos, visando aprimorar a qualidade da educação no território.

 

Para seguir com as iniciativas, viu-se a necessidade de ampliar a oferta de materiais didáticos e, no ano 2000, foi construída a Biblioteca de Boa Esperança, com a colaboração da comunidade e de voluntários. Este serviço é de grande importância para a região, visto que a Biblioteca Comunitária é um local agradável, com climatização e acesso à internet para estudo e pesquisa. O serviço é ofertado desde 2002 para atendidos e não-atendidos e, para utilizá-lo, basta realizar um cadastro.

 

Atualmente denominado Centro de Desenvolvimento Comunitário Boa Esperança, localizado no bairro Lagoa Azul na Zona Norte de Natal (RN), a unidade desenvolve atendimentos relacionados à Biblioteca Comunitária e ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, voltado para crianças, adolescentes e jovens na comunidade de Boa Esperança.

Atendimento

176 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos e 11 meses

Projetos desenvolvidos

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: 126

 

Meninas e Meninos Livres: 49

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua na prevenção de situações de risco social, a permanência do indivíduo no sistema educacional e o fortalecimento das relações familiares, sociais e comunitárias. Por meio do trabalho promovido, o atendido passa a se entender como sujeito de direitos e protagonista de sua história, despertando sua compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno e se tornando capaz de transformar os ambientes em que atua.

 

Já o projeto Meninas e Meninos Livres visa colaborar para a equidade de gênero por meio da promoção de mudanças culturais e institucionais, combatendo e refletindo sobre os mais diversos tipos de violência contra a mulher. É realizado em parceria com as escolas públicas regionais.

 

A unidade atua nos períodos de contraturno escolar e atende crianças e adolescentes inscritos no Serviços de Convivência e fortalecimento de Vínculos. Como proposta pedagógica, o Centro promove atividades esportivas, socioculturais e lazer, voltadas para atividades musicais (flauta, percussão, violão e metais), esportivas (karatê, capoeira, futsal e dança), tecnológicas (informática, audiovisual e multimídia), prática de jogos educativos, além do acesso à Biblioteca e do incentivo à leitura.

 

O ponto norteador das ações promovidas é fortalecer a Cultura de Paz e o sentimento de pertencimento social. Nesse sentido, os serviços ofertados estimulam a convivência familiar saudável e a ampliação do conhecimento e do senso crítico, contribuindo para uma sociedade democrática, justa e solidária.

 

Biblioteca Comunitária Fé, Alegria e Esperança

Localizada no Centro de Desenvolvimento Comunitário Boa Esperança, atualmente, a Biblioteca Comunitária possui 1.292 inscritos e oferece um grande acervo de livros literários, didáticos, obras de referências (dicionários e enciclopédias), obras de autores locais, entre outros. Além da variedade de opções, o espaço disponibiliza um profissional especializado para apoiar estudos e pesquisas e realizar os serviços de circulação, como empréstimo domiciliar, devolução, renovação e reserva, garantindo que a comunidade tenha acesso à informação de qualidade.

 

Vale destacar que a Biblioteca e o Centro de Desenvolvimento Comunitário (CEDEC) contam com o apoio da organização espanhola Manos Unidas, possibilitando a ampliação do atendimento à comunidade e o acompanhamento social de famílias em situação de vulnerabilidade e risco.

Galeria

Contato

Rua Tijuana, número 472, – Loteamento Boa Esperança

Bairro Lagoa Azul | Natal/RN

CEP: 59139 350

+55 84 3205-5522

+55 84 9 8604-6836

 contato.rn@felegria.org.br

Contato

Rua Tijuana, número 472, – Loteamento Boa Esperança

Bairro Lagoa Azul | Natal/RN

CEP: 59139 350

+55 84 3205-5522

+55 84 9 8604-6836

 contato.rn@felegria.org.br

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com