Siga-nos:

Rádio Fé e Alegria, em Montes Claros, comemora dez anos

Teve festa, teve bolo, teve poesia recitada pelos educandos. Mas, acima de tudo, teve muita celebração e gratidão pelo que foi construído nos dez anos de existência da Rádio Fé e Alegria, na nossa unidade de Montes Claros (MG). 

 

Segundo a coordenadora da unidade, Fernanda Ariele, que teve o privilégio de acompanhar essa história desde o início, o evento de comemoração, realizado na última quinta-feira (03) foi de lembrar o quanto a rádio contribui para o trabalho ali realizado pela Fundação Fé e Alegria na cidade, sobretudo para o avanço, fortalecimento e desenvolvimento comunitário. 

 

“Nossa rádio é educativa porque, além dos conteúdos musicais, tem o objetivo de transmitir informações da própria comunidade. Ali, nossos educandos, que são adolescentes e crianças, têm à disposição um estúdio com ferramentas próprias de uma rádio, mas, sobretudo, têm acesso a conhecimentos que eles não têm em outros espaços”, ressalta. 

 

Fernanda conta, ainda, que a Rádio Fé e Alegria permitiu que a Fundação formasse jovens e adultos que hoje trabalham em rádios comerciais da cidade. “Nossa história é longa, já fizemos muito para a nossa comunidade e para nossos atendidos, e esperamos fazer um trabalho ainda mais pautado na formação da comunidade que atendemos, sobretudo os nossos adolescentes e as nossas crianças, para que eles possam não só ter acesso a conteúdos de qualidade, mas também contribuir com a proposta e com a construção desses conteúdos.”

 

Fortalecendo a educomunicação

 

Para Janaína Gonçalves, educadora social responsável pela Rádio Fé e Alegria, esse veículo deve ser entendido também como um meio de transformação social e educação popular, pois sua proposta fortalece os princípios da educomunicação. “O rádio, dentro da instituição, não desenvolve apenas a habilidade de comunicação, mas estimula o senso crítico, a tomada de iniciativa e a autonomia, além de propiciar que os educandos, e até mesmo os educadores, repensem suas práticas educativas para além da sala de aula”, comenta.

 

Janaína, que já passou por emissoras comerciais, ressalta a excelente estrutura da Rádio Fé e Alegria, e a vê como um trampolim para o desenvolvimento de diversas atividades. “Temos o compromisso não só de levar informação, mas de transformar a vida de pessoas por meio desse canal.”

 

A educadora ressalta ainda o lançamento do projeto Protagonistas em Ação, em que os educandos produzem podcasts educativos, veiculados durante a programação, com base nos assuntos discutidos nos ciclos formativos.

 

Você pode ouvir a Rádio Fé e Alegria aqui mesmo no nosso site: basta clicar no ícone no canto direito do menu acima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com