Siga-nos:

adminfya

30 maio 2022

Nenhum comentário

Fundação Fé e Alegria adere à Semana Mundial do Brincar

Promovida pela Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar (SMB) tem como propósito conscientizar a sociedade sobre a importância das brincadeiras no desenvolvimento integral das crianças. Comemorada entre os dias 21 e 29 de maio, o tema selecionado para este ano é ‘Confiar na força do Brincar’, destacando que as brincadeiras são um meio de expressão de emoções e sentimentos durante a infância. A proposta da SMB é convidar grupos de pais, educadores, lideranças comunitárias, entre outros públicos, para disseminar mensagens e atividades sobre o movimento.

 

Em consonância com o tema proposto pela SMB, o Credo Pedagógico da Educação Infantil, documento elaborado pela Fundação Fé e Alegria em parceria com o Instituto de Inovação da UNISINOS, indica que “por meio do brincar, das experiências, interações e das práticas cotidianas que vivenciam com os colegas, com os educadores, com suas famílias, sozinhas e com a comunidade, a criança constrói sua identidade pessoal e coletiva.” (p. 17).

 

O Estatuto da Criança e do Adolescente, documento que também norteia as ações da Fundação Fé e Alegria, também propõe normativas relacionadas ao brincar: o artigo 71 destaca o direito à cultura, ao lazer e à diversão para garantir o desenvolvimento integral na infância.

 

Na Semana do Brincar, as unidades da Fundação Fé e Alegria se organizaram para elaborar ações descontraídas e educativas em diversos pontos do país. Confira os destaques a seguir:

 

Centro de Educação Infantil Rosa Mutran Maluf – Cuiabá (MT)

A unidade organiza seu espaço de aprendizagem de forma lúdica a fim de estimular a imaginação de seus atendidos, crianças com idades de 2 a 5 anos. Por isso, no período, promoveu a ação ‘Territórios de Aprendizagem’, que consistia em salas temáticas com espaços de exploração livre, para descoberta e investigação a partir do brincar.

 

Centro de Educação Infantil Jardim Laranjeiras – Palhoça (SC)

As atividades realizadas durante a SMB envolveram brincadeiras animadas e dinâmicas, com pneus, bambolês, pintura facial, pinturas no chão, entre outras. Os espaços da unidade de Palhoça possibilitam ações de grande circulação, visto que são planejados levando em conta o processo de crescimento das crianças atendidas – entre 3 e 5 anos – para apoiar seu desenvolvimento cognitivo, social, étnico e moral.

 

Fé e Alegria Pernambuco – Recife (PE)

Gincana com jogos e brincadeiras foram o foco na unidade de Pernambuco. Chamado de Quarta Integrativa e voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, as provas e os percursos tiveram muito movimento e descontração.

 

Centro Social São Francisco Xavier – Boa Vista (RR)

Para a SMB, a unidade roraimense desenvolveu a ação ‘Brincando a Criança Aprende a se Relacionar com o Mundo a sua Volta’, jogos em grupo como dança das cadeiras, o mestre mandou, cabra cega, entre outras, que desenvolvem habilidades de relacionamento interpessoal, autoconfiança e trabalho em equipe. A brincadeira em conjunto também possibilita relações abertas e sinceras, para que a criança consiga se expressar em relação a algo que viole sua integridade física ou mental.

 

Centro Social de Educação e Cultura Grande Vitória – Manaus/AM

Jogos de tabuleiro, tênis de mesa, competição de dança, torneio de futebol e outras brincadeiras compuseram a atividade “Em Redes nas Redes, Brincando e Aprendendo com Fé e Alegria”. A premissa da ação era fortalecer competências, como coordenação motora, equilíbrio, liderança, criatividade e agilidade.

 

Centro de Educação Infantil Palmital – Santa Luzia (MG)

As atividades desenvolvidas durante a semana foram baseadas no livro “As Brincadeiras do Mundinho”, da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, que traz sugestão de jogos tradicionais, como ciranda de roda, dança da cadeira, estátua, mímica, entre outras. As ações tinham como objetivo impulsionar a criança para outro nível de desenvolvimento, possibilitando novas descobertas, avanço da comunicação e melhor relacionamento interpessoal.

 

Centro de Cultura e Promoção Social Paraíba – João Pessoa (PB)

Com o propósito de também manter a tradição, a unidade paraibana promoveu o “Resgate das Brincadeiras Populares” que, como o nome já diz, traz atividades antigas, passadas de geração para geração, como pega-pega, esconde-esconde, pula corda, baleado (queimada), além de um minicampeonato de futebol e um teatro de fantoches.

 

Centro Social Nossa Senhora da Vitória – Ilhéus (BA)

Com um olhar para a maturidade emocional das crianças e adolescentes atendidos, a equipe do Centro de Ilhéus ofereceu aos seus educandos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, brincadeiras coletivas e individuais com foco na cooperação. Entre os destaques estão gincanas recreativas, karaokê, pula-pula, cabo de guerra, charadas, corridas etc.

 

Centro de Desenvolvimento Comunitário Vazantes – Aracoiaba (CE)

Com atividades mais serenas, a unidade de Vazantes promoveu atividades como roda de conversa sobre a Semana do Brincar, contações de história, confecção de brinquedos, cantigas e brincadeiras de roda.

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com