Siga-nos:

Centro de Desenvolvimento Comunitário Vazantes

Iconos br 200x200 (3)
banner300x300-vazante

História

A Fundação Fé e Alegria está presente em Aracoiaba, município localizado no estado do Ceará, oficialmente desde 2007. No entanto, pode-se dizer que o Centro de Desenvolvimento Comunitário Vazantes – o CEDEC – foi fruto do Movimento “Vazantes Vive”, uma construção coletiva anterior ao período de formalização jurídica que uniu a comunidade da região em prol do bem comum. Nesse terreno fértil, foi plantada a semente de Fé e Alegria, contando com a visão de um filho da terra, o jesuíta Pe. Pedro Rubens, e com a experiência de Raimunda Cadó, ex-Coordenadora Executiva de Fé e Alegria Natal (RN).

 

A própria comunidade se mobilizou na cessão de um espaço, o que ajudou a atrair diversas fontes de apoio e incentivos financeiros, tanto nacionais quanto internacionais. Nos serviços ofertados, os destaques são: a instalação de uma biblioteca comunitária e de uma brinquedoteca, a formação de um grupo de flautas e de outro grupo focado em danças regionais, além de aulas de violão e teatro.

 

No período entre 2007 e 2008, graças a uma junção de esforços e de parceiros, o projeto do Centro de Desenvolvimento foi aprovado por três instituições alemãs de promoção social. Depois desse investimento, a equipe Fé e Alegria Vazantes mobilizou benefícios com instituições nacionais, tanto públicas quanto particulares e filantrópicas, executou projetos nos espaços construídos e deu início à construção do CEDEC Vazantes. Por meio da Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), foi obtido o apoio necessário para desenvolver os projetos.

 

A Galeria Vazantes, inaugurada em 2014, é um polo de cultura e economia solidária que reúne as iniciativas de diversas atividades associativas e empreendedoras para fortalecer o comércio local e capacitar grupos na gestão para o mundo do trabalho solidário. As instalações disponibilizam 10 boxes para empreendimentos, uma praça de alimentação e um espaço para eventos.

 

Ao longo desses anos de trabalho, Fé e Alegria Vazantes atua em conjunto com instituições escolares (Municipal e Estadual), desenvolvendo ações de mobilização e incidência política, como denominado Galeria Vazantes, e a parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) para os cursos de extensão Educação para o Século 21.

Atendimento

357 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos, e adultos

Projetos desenvolvidos

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: 145

 

Formação para o Trabalho – Meios de Vida: 47

 

Meninas e Meninos Livres: 165

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua na prevenção de situações de risco social, na permanência do indivíduo no sistema educacional e no fortalecimento das relações familiares, sociais e comunitárias. Por meio do trabalho promovido, o atendido passa a se entender como sujeito de direitos e se torna o protagonista de sua própria história, despertando sua compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno e sua capacidade de transformar os ambientes em que atua.

 

O projeto Meios de Vida visa contribuir para a inserção social e laboral de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, por meio de programas de qualificação profissional voltados com foco no empreendedorismo social e geração de renda, com especial atenção a mulheres em situação de risco social.

 

Por fim, o Projeto Meninas e Meninos Livres é uma das ações realizadas em conjunto com escolas públicas regionais para promover o pensamento crítico e a equidade de gênero, bem como proporcionar um espaço de escuta e formação para jovens e adolescentes. Além disso, a iniciativa introduz debates referentes à igualdade de gênero e reflete sobre os mais diversos tipos de violência contra a mulher, com o propósito de conscientizar e despertar mudanças mobilizadoras na sociedade.

Galeria

Contato

Rua do Comércio, S/N

Vazantes | Aracoiaba/CE

CEP: 62750-000

+55 85 3337-4078

contato.vazantes@fealegria.org.br

Contato

Rua do Comércio, S/N

Vazantes | Aracoiaba/CE

CEP: 62750-000

+55 85 3337-4078

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com